Você sabe quais são os ataques cibernéticos mais explorados?

Você sabe quais são os ataques cibernéticos mais explorados? A cada ano, a lista de empresas afetadas por hackers aumenta, causando prejuízos que vão além das perdas financeiras.

Mitigar essas ameaças é um dos maiores desafios da era digital, e não há como avançar sem conhecer o inimigo! Por isso, hoje falamos sobre os tipos de ataques cibernéticos que mais afetam as organizações. 

Como os ataques cibernéticos afetam os negócios?

Em primeiro lugar, vale destacar que qualquer tipo de ataque cibernético bem-sucedido é capaz de causar prejuízos significativos à sua empresa.

Esses prejuízos podem ser derivados de várias naturezas. Por exemplo, a reputação da sua marca pode ser gravemente afetada se você for vítima de um hacker e perder dados sigilosos, potencialmente prejudicando terceiros, como os seus clientes.

A recuperação de um problema desse tipo é muito mais complicada e custosa do que as despesas iniciais para solucionar a falha e investir em reforços de cibersegurança.

Além disso, existem custos relacionados à reparação ou substituição de soluções de segurança e equipamentos comprometidos.

O medo de novos ataques pode ainda desacelerar a recuperação do seu negócio, afetando suas operações.

Dessa forma, os ataques cibernéticos podem colocar muitos dos seus objetivos em risco, adiando seus planos e adotar uma postura proativa para lidar com esses problemas é essencial — como no caso do pentest, que testa constantemente seus sistemas de segurança.

Quais segmentos são os principais alvos dos ataques?

Levantamos um ponto de atenção para empreendedores brasileiros! Pequenas e médias empresas estão entre os alvos preferidos dos cibercriminosos.

Essas empresas já representam algo em torno de 30% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, tornando-as um alvo atraente para hackers interessados em invadir e violar seus dados.

Isso ocorre especialmente porque os sistemas de segurança dessas empresas podem não ser tão robustos quanto os das grandes multinacionais do país.

A ausência ou fragilidade na infraestrutura de cibersegurança cria um ambiente favorável para diversos tipos de ataques cibernéticos.

Um outro ponto importante é que setores como saúde, e-commerce e órgãos governamentais também estão entre os alvos favoritos de hackers e outros criminosos virtuais.

Portanto, é crucial conhecer os principais tipos de ataques. E é exatamente sobre isso que falaremos a seguir.

Os ataques cibernéticos mais explorados?

A crescente digitalização de processos e a dependência de tecnologias conectadas à internet ampliam a superfície de ataque, tornando mais urgente a implementação de medidas de segurança robustas.

Conhecer os principais tipos de ataques cibernéticos, como phishing, malware, ataques Dos e DDoS, MitM, Password Cracking e ameaças persistentes avançadas (APT), permitem que indivíduos e empresas se preparem e adotem práticas preventivas eficazes. Além disso, a conscientização sobre a importância da cibersegurança promove uma cultura de vigilância contínua, essencial para a proteção dos dados e da integridade dos sistemas. Confinar na imagem abaixo os principais tipos de ataques:

Em nossas próximas publicações, abordaremos uma série de artigos detalhando as estratégias que utilizamos para mitigar cada um destes tipos de ataques cibernéticos.

Vamos falar sobre cada ameaça em profundidade, explicando as técnicas de defesa e as melhores práticas adotadas por nossa equipe para proteger nossos clientes contra as mais variadas formas de ciberataques.

Conforme o lançamento de nossas próximas publicações, atualizaremos este artigo com os links para te manter cada vez mais informado sobre como fortalecer a segurança de sua empresa na era digital.

01 – Blindando sua empresa contra os Ataques de Phishing

Sofrendo com algum destes ataques?

Clique no botão abaixo e fale ainda hoje com um de nossos especialistas.

Preencha o formulário abaixo e em breve um de nossos especialistas entrará em contato!